13 de julho de 2009

13 de Julho: O Dia do Rock

Dia do rock!? Mas, do rock!? Sim, sim, temos um dia do ano pra comemorar, mas comemorar o quê? Nunca ouvi falar de comemorar algo que está em decadência, como a indústria fonográfica, visual e de qualquer outra vertente artística brasileira. Mas aí eu me pergunto: o BOOOM! Music não divulga as bandas brasileiras? Sim, mas divulgamos bandas, não trabalhos publicitários voltados à mercadologia, e sim ao prazer de entreter artisticamente.

Olha só, até falei bonito! Bom, você que parou pra ler com certeza vai pensar: "Esse babaca vai falar mal do rock brasileiro como todo mundo já faz". De certo modo, vou sim. Vou tentar ir além de uma malediscência simples e pura e fazer do que seria uma postagem feliz, uma postagem didática. O rock está ruim? Menos do que se pensa. Bem menos. Tudo bem que gênios do áudio resolvem vender NxZero a produzir um cd do Envydust, do Violins ou de outras bandas.

Aí é que está, preferem o NxZero. Meu desgosto pela banda não é pelo fato de eles tocarem "emocore", e sim ao fato de eles não saberem o que fazem. Ao invés de apostar em coisas novas, a indústria do áudio prefere algo que dê garantias de retorno, mas que tipo de retorno gera esse tipo de banda? Bom, fazer plágio de músicas que fizeram sucesso nos anos 90/00 é um bom retorno. Se fez uma vez, faz duas ou até três.

Quando vem aquele pessoal que às vezes veste uma roupa mais normal, gosta de um som legal e quer fazer música porque sente prazer, e o que acontece? Ficam no "undeground". Mas o que impede essas bandas de crescerem não é o fato dos vendedores optarem por outro tipo de produto, é pelo fato do consumidores não conhecerem a lista de mercadorias disponíveis. Sim, a culpa é do fã que não se preocupa em saber o que temos a oferecer por debaixo dos panos.

E eu me pergunto: Cadê aquela coisa da atitude roquenrou? Cadê aquela parada de subverter o sistema? Sumiu? Morreu? Ou então as pessoas só escutam o que é mais fácil de achar? O rock veio ao mundo pra acabar com o mercado e substituir caras bonitos de terno tocando jazz, mas o rock virou um mercado, uma moeda de duas faces, e tá na hora de virar a moeda de cabeça pra baixo e descobrir o que é que tem do outro lado. Qualidade, meus amigos, essa é a face do rock que vende pouco.

Bom, eu vou encerrar por aqui o meu manifesto e vou voltar ao que o BOOOM! Music quer, mas quem dera eu fosse Timothy Leary nessas horas. Joga no Google, bacana, e depois volta pro BOOOM! pra conhecer rock.

3 Responses to “13 de Julho: O Dia do Rock”

Jules disse...

muito bom, Math. adorei o post. *-*

Mari disse...

Ah cara, eu to acompanhando teu blog há um tempo e não tenho comentado por falta de tempo. Mas pow, tu falou e disse agora e é tudo que tenho engasgado na minha garganta. Fiz um post há um bom tempo atrás no meu blog bem parecido com o seu. Não era dia do rock, mas era uma crítica a esse conformismo no cenário do rock. Parabéns pelo post e pelo blog. Um dos meus preferidos. :*

Diego Antônio disse...

Se eu fosse dono de uma gravadora certamente eu acharia melhor produzir um trabalho do NX Zero a um álbum do Móveis Coloniais de Acaju, mesmo sabendo que a segunda banda é infinitamente melhor. Empresário nenhum entra num negócio apenas pela vontade de mostrar ao mundo a beleza de seu produto, se não der lucro não vale a pena e quanto maior o lucro melhor. E não há nada de errado nisso, parece que é crime as empresas buscarem lucro.

Hoje em dias as informações estão para quem quiser ficar informado, as músicas estão aí para quem quiser ouvir, quem quiser ouvir lixo irá ouvir e quem quiser algo mais elaborado e que agrade a seus ouvidos também encontrará o que procura. Com mais dificuldades mas encontrará. Se for achar culpado a gente vai ficar rodando, rodando e se bobear vamos cair em nós mesmos.

Leave a Reply