15 de julho de 2009

The Pin Ups


É difícil falar sobre o cenário alternativo independente brasileiro sem mencionar os Pin Ups. Formada em 88, enquanto muitos ainda viviam os embalos de sábado à noite, o então trio inspirado por um álbum de David Bowie era precursor do indie ou qualquer outro nome que possa se opor à mesmice do que era então a música nacional. No começo dos anos 90, a banda, que era uma mistura de tudo que havia de melhor no cenário inglês, americano e brasileiro, lançou o seu primeiro álbum, “Time Will Burn”, pela gravadora Stilleto e começava ali o que seria um mito do rock nacional.

Em meio a distorções, batidas dançantes e ao sucesso do disco recém-lançado, foi incorporada à formação uma nova baixista, Alê, que assumiria os vocais alguns anos depois. Os Pin Ups foram mudando a cada disco mesmo sem perder a sua identidade; enquanto o segundo disco era acústico e psicodélico, o terceiro tem uma pegada mais pesada, lembrando um Stooges e Velvet Underground. Já com o posto de maior referência indepedente brasileira, os próximos discos seriam chamados da “Trilogia Cinematográfica”, intitulados com o nome de grandes ícones como Jodie Foster, Bruce Lee e Lee Marvin.

A formação da banda, que sempre foi tumultuada, contava então Flávio Cavichioli na bateria e Eliane, na segunda guitarra. Alguns desentendimentos que já vinham acontecido desde a gravação do quarto álbum levaram a saída de três integrantes, restando apenas Zé Antônio. A nova formação incluia Pedrinho (ex-Killing Chainsaw) na bateria, Chuck (futuro-Forgotten Boys no baixo) e Ramon (ex-Strada) na segunda guitarra durou por poucos shows, e banda se extinguiu oficialmente em 2001. Durante 13 anos, a banda sobreviveu praticamente pelo amor à música. A última apresentação da banda foi no Curitiba Pop Festival em 2004, abrindo para os recém-voltados Pixies. Na discografia, estão os links para download, já que os cds são dificéis de serem encontrados.

Integrantes:

Zé Antônio (guitarra e vocais)
Pedrinho (bateria)
Chuck (baixo)
Ramon (guitarra)

Ex-integrantes:

Luís Gustavo (baixo e vocais)
Marquinhos (bateria)
Alê (baixo e vocais)
Flávio Cavichioli (bateria)
Eliane (guitarra)

Discografia:
- Álbuns
Time Will Burn (1990)
Gash (1992)
Scrabby? (1993)
Jodie Foster (1995)
Lee Marvin (1997)
Bruce Lee (1999)

The Pin Ups – Pure

Site: ???

One response to “The Pin Ups”

Anônimo disse...

amo tipo muito!

Leave a Reply