9 de agosto de 2009

Autoramas

Se o rock nacional fosse uma pista de corrida, os Autoramas certamente estariam em um lugar privilegiado desde a largada. A partida do Autoramas foi em 97, no Rio de Janeiro, quando Gabriel Thomaz, recém-chegado na cidade carioca, depois do fim de sua antiga banda, The Little Quail + The Mad Birds, começou a fazer um rock dançante, punk, surf music com os amigos Bacalhau e Simone. A carreira então engatou rápido, e CDS e turnês não pararam desde então. Com suas letras eletrizantes e as batidas dançantes, escutar Autoramas é um saudosismo aos anos 80 e ao mesmo tempo, uma prévia do futuro com as guitarras elétricas, sem soar antiguado ou futurístico demais.

Apesar de algumas mudanças de baixista na formação, porém sempre ocupado por uma mulher, os fãs do Autoramas são fiéis devotos e sempre lotam desde as casas de shows underground e os festivais nos quais a banda passa. As influências de rockabilly, Ramones e new wave são bem claras no som da banda. O cartão de visitas dos Autoramas dá inveja em qualquer aspirante a músico: Bacalhau foi baterista do lendário Planet Hemp, e Gabriel Thomaz é autor de vários hits de bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor, além de uma parceria com o Movéis Coloniais de Acaju, que resultou no vinil "Vai Thomaz no Acaju".

O trio, que já foi do Rio ao Amapá, tem também reconhecimento fora do cenário brasileiro, com shows na América Latina, na Espanha,Inglaterra, em Portugual... O show agitado dos Autoramas faz barulho da Holanda até o Brasil. Em 2005, foi a banda mais premiada no VMB como melhor clipe independente. As músicas do Autoramas estão em coletâneas até do Japão (sim, não é uma hiperbóle) com suas guitarras inconfudivéis. E de fato, nada pode parar os Autoramas.

Integrantes:
Gabriel Thomaz (guitarra e vocais)
Bacalhau (bateria)
Flávia Couri (baixo e vocais)

Ex-integrantes:
Simone (baixo e backing vocal)
Selma Vieira (baixo e backing vocal)

Discografia:
Stress, Depressão & Síndrome do Pânico (2000)
Vida Real (2001)
Nada Pode Parar Os Autoramas (2003)
Teletransporte (2007)

Autoramas - Você Sabe


Site: autoramasrock.com.br

2 Responses to “Autoramas”

Unknown disse...

eu gosto mais dessa guria do que da antiga... achava a voz da outra baixista muito ruim.

Já devo ter ido em uns 10 shows dessa banda... os caras são "sócios" dos festivais de Gyn

Magnum Borini disse...

D+!!! o show é fenomenal! da um ligue no que escrevi no meu blog (magnumborini.blogspot.com)!

cara simplesmente RRRRRRRRROCK!

Leave a Reply