4 de agosto de 2009

O Hype de 2008?

Como é de costume, eu deveria postar a descrição de alguma banda hoje, mas eu gosto de discussões bem elaboradas, e nesse exato momento eu estava tendo uma com pessoas que considero imparciais o suficiente e com opinião sólidas o bastante.

Ao abrir uma comunidade que freqüento muito no orkut, me deparo com um novo tópico pedindo a opinião dos freqüentadores sobre as bandas brasileiras em 2008 e o link de uma postagem no Blogin da MTV, que eu não leio, falando sobre as bandas que Rafael Morettini - o blogger - considerou o melhor de 2008. Isso me inspirou a trocar o convencional post de hoje por uma discussão.

A começar, ele citou que a grande porrada de 2008 foi Mallu Magalhães. Apesar da coisa wannabe Bob Dylan, e da péssima produção do álbum dela, Mallu tinha sua coisa própria, mas perdeu. Crise do underground? Pode até ser, mas pra mim, o que estraga muita banda, é o produtor. E tenho medo que o que aconteceu com Mallu possa acontecer com Stephanie Toth.

http://www.coquetelmolotov.com.br/pt/noticias/20080602054444.jpg
Stephanie Toth, personagem do trio folk feminino brasileiro

Um caso semelhante foi o que aconteceu com o Móveis Coloniais de Acaju. "Idem" foi um disco com energia, uma porrada na cabeça, mas "C_mpl_te", após Miranda - aquele do Ídolos - ter colocado seus fartos dedinhos na banda, decaiu em energia, mas ganhou em unidade, o que às vezes não é bom fonograficamente falando, mas comercialmente é sim um grande atributo.

Outro ponto interessante foi que a maioria, ou quase todas as bandas mencionadas, compõe em inglês, ou são instrumentais! Tudo bem, eu não gostei da reforma ortográfica, mas não é por isso que vou trocar o português pelo inglês e abrir mão da minha identidade nacional. Por um lado é interessante pra bandas que preferem dar ênfase para as guitarras que para os vocais, já que muitos jovens pecam na hora de falar certo.

Fazendo um adendo ao título da postagem, a coisinha chamada hype/mainstream, Morettini falou de Boss In Drama, Twelves e Mickey Gang. Todos de pegada dançante, synths e composições em inglês. Apesar de soarem bem aos ouvidos, pra mim parece que todas querem apenas ter seu espaço na mídia, nada por paixão, apenas uma maneira de aparecer e conquistar umas cabeças. Opinião pessoal, embora nunca tenha falado com os caras.

http://editoriacultura.files.wordpress.com/2009/04/bossindrama2.jpg
Boss In Drama, música eletrônica curitibana

Depois de tudo isso cheguei a conclusão que, pra fazer sucesso na MTV é só ter aquela dose meio clichê, um inglês básico, roupas legais e soar blasè. Receita quase infalível pra ter seu nome citado na rede brasileira que mais atinge a juventude brasileira. Gostaria que vocês dessem uma lida no post e me deixassem comentários com suas opiniões. Ninguém aqui é dono da verdade.

Eis o link da reportagem: http://mtv.uol.com.br/blogin/blog/2008-finalmente-o-ano-das-bandas-brasileiras

2 Responses to “O Hype de 2008?”

Rafael Morettini disse...

Cara, você não entendeu nada! hahahaha...mas tá tudo bem, é uma boa discussão. e é alguém tentando conversar sobre música, o que já é bom. sempre que quiser ou tiver alguma crítica, taí meu e-mail: rafael.morettini@mtvbrasil.com.br
abraços!

Unknown disse...

Essa comunidade que vc frequenta no orkut é legal. Deixaeu entrar nela.
O cara que postou no Blogin da mtv só analisou as possiveis atrações que vingaram na emissora. é uma analise muito rasteira. Nada contra, até porque analises gigantescas em blogs me cansam.

O rock nacional graças a deus (ou ao diabo) é muito melhor do que o que a mtv mostra

Leave a Reply