14 de maio de 2009

A Cena Independente Brasileira

Quem ouve as palavras 'cena' e 'independente' pensa logo em hardcore e punk,
mas aqui no Brasil, as palavras estrapolam - e muito - o que está na cabeça dos fãs do rock. Rock alternativo, instrumental, meio blues, com bossa e os próprios punk e hardcore circulam entre a cabeça dos jovens músicos que se revelam a cada dia no Brasil.

O reconhecimento das bandas vem se tornando cada vez maior por causa da grande rede de comunicações, que permite que esses artistas sejam ouvidos por produtoras voltadas apenas para esse tipo de produção. Além disso, os coletivos de massificação da arte urbana têm dado apoio e divulgação às bandas em troca da vontade de ver arte.

Somando as gravadoras/produtoras e coletivos, surgem os grandes festivais de música independente, como o Circuito Fora do Eixo, Jambolada, Grito Rock, e outras dezenas que acontecem em todos os quatro cantos do Brasil, que a cada ano que passa apresentam mais bandas e arrtistas de estilos variados e misturas de todo tipo.

E quando eu falo "mistura de todo tipo" , é todo tipo mesmo! O mais comum hoje em dia é ver bandas misturando a música de sua região com o seu roquenrou de arrepiar os cabelos do sovaco. Metal com forró, indie rock com sertão, rock com funk, hiphop com baião. Como dizia o velho: 'Brasileiro é bicho de criatividade sem fim'.

Mas nem tudo é um mar de rosas. A falta de vontade dos ouvintes de buscar informação empaca um pouco a evolução do movimento, mas a vontade de botar a boca no microfone e falar das idéias é mais forte, e não tira o ânimo das bandas brasileiras. É assim, e com nada menos, que a partir desse momento vou começar a escrever sinopses e indicar bandas do Brasil a serem ouvidas. Dê força ao rock and roll!

No response to “A Cena Independente Brasileira”

Leave a Reply