18 de maio de 2009

Superguidis

http://www.superguidis.com.br/hd/foto5g.jpg

Quatro caras, entre duas cidades, que formam uma banda. Os 30 km que separam Guaíba (RS) de Porto Alegre (RS) não foram obstáculo o suficiente para impedir que, desde 2002, houvesse por ali uma banda de rock alternativo, com melodias belas e grudentas, arrancadas de uma enxurrada de guitarras e sujeira. Ou seja: um perfeito casamento de elementos underground com a ambição radiofônica, pop - e o mais importante - em bom português.

O nome "Superguidis" veio de uma gíria gaúcha para tênis. O que nos remete a algo essencialmente juvenil, simples e direto (exatamente o que esses guris fazem com instrumentos em punho). Com uma escola formada por extensivas aulas de Pavement, Guided by Voices, Nirvana, Queens of the Stone Age, Sonic Youth e outros petardos modernos, a Superguidis apresenta, sob letras simples e despretensiosas, uma fórmula extraída de garagem (mais precisamente a do baterista), somada a uma bem-bolada sonoridade pop que, sim, faz muito a cabeça de seus integrantes e do público que acompanha seus shows.

Após dois ep's e vários shows pequenos, a banda conseguiu um contrato com o selo independente Senhor F para lançar o primeiro disco (auto-intitulado Superguidis no inicio de 2006, após a gravação e a pequena tiragem, começaram a surgir matérias com a banda no meio independente, como várias entrevistas para a Tramavirtual e a aparição na lista dos "13 Nomes Que Realmente Importam no Novo Rock" da revista BIZZ, o que acabou levando a banda a um outro patamar de sucesso e aumentando bastante as vendagens do disco. No final de 2006, após várias críticas elogiosas, a banda apareceu em todas as listas de melhores discos do ano e ganhou o rótulo de "Maior revelação do cenário independente brasileiro".


Integrantes:
Andrio Maquenzi (vocais e guitarra)
Lucas Pocamacha (guitarra)
Diogo Macueidi (baixo)
Marco Pecker (bateria)

Discografia:
- Álbuns
Superguidis (2006)
A Amarga Sinfonia do Superstar (2007)

- Ep's
O Véio Máximo (2003)
Ainda Sem Nome (2004)

Superguidis - Malevolosidade (Ao Vivo no Programa Tramavirtual)

Site: superguidis.com.br

No response to “Superguidis”

Leave a Reply